Quem Somos

Fernando Acylino é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Santa Úrsula em 1984. Há 30 anos se dedica ao paisagismo como atividade principal. O número de projetos elaborados e executados ultrapassa a casa dos quatro dígitos. Sem jamais deixar de projetar paisagens urbanas, diversificou suas atividades profissionais lecionando como Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense, UFF, e na Sociedade Brasileira de Agronomia, SBA. No presente, é Diretor Administrativo da Sociedade dos Amigos de Roberto Burle Marx, Consultor de Paisagismo do Coletivo Intergeracional RIO - Cidade Criativa e Sócio-Diretor do escritório Fernando Acylino Paisagismo (IF Arquitetura e Paisagismo Ltda.) Desde junho de 2018 é M.Sc. em Engenharia Urbana, formado na Escola Politécnica da Coppe - UFRJ, onde desenvolveu uma pesquisa de dissertação com ênfase na avaliação relacional do desempenho ecológico e térmico da Infraestrutura Verde no bairro do Humaitá, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Foi premiado com a primeira colocação nos concursos: Concurso Nacional de Arquitetura Paisagística para a Cidade de Palmas/TO (promovido pelo IAB-DF), no Concurso Rio Cidade II (promovido pelo IAB-RJ) e no Concurso Nacional Estrada de Ferro Barão de Mauá (promovido pelo IAB-RJ). Atualmente, também é consultor de diversos escritórios de arquitetura e urbanismo em todo o Brasil. Dentre os diversos projetos coordenados por ele estão: Projeto Básico de Paisagismo Botânico para o Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro - como projetista e consultor da Aecom-Rio; Projeto de Implantação e Paisagismo do Campus Mata Atlântica - Fundação Fiocruz, Jacarepaguá; Projeto Executivo de Arquitetura Paisagística para o Pavilhão de N.Sa. de Remédios – Fundação Fiocruz, Jacarepaguá; Projeto Executivo de Paisagismo e Inventário Botânico – Ilha Comprida e Ilha Redonda – Transpetro – Baia de Guanabara; Espaço Lundgren – Projeto de Arquitetura Paisagística e Execução dos jardins – Ipanema; Praça da Pérgola – Base Aérea do Galeão; Campus da Universidade Veiga de Almeida – Barra da Tijuca; Projeto de Arquitetura Paisagística para o Campus da Universidade Trevisan – Ribeirão Bonito - SP; Projeto de Arquitetura Paisagística e Execução dos jardins das Fazendas Santa Cruz, São Francisco e Santo Antônio em Ribeirão Bonito - SP; Inventário Botânico – Alto Paraguaçu – Itaiópolis – SC, dentre outros.

Tem especial interesse nos estudos que envolvem a paisagem urbana, a manutenção do patrimônio cultural material e imaterial, e sua importância na qualidade de vida do ambiente construído.

 
® Fernando Acylino 2010 - Design by DevaCode